QUESTÕES DE FILOSOFIA – COM GABARITO
EPICURO
01) Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.(EPICURO DE SAMOS. “Doutrinas principais”. In: SANSON, V. F. Textos de filosofia. Rio de Janeiro: Eduff, 1974). No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim:
a) Alcançar o prazer moderado e a felicidade.
b) Valorizar os deveres e as obrigações sociais.
c) Aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com
resignação
d) Refletir sobre os valores e as normas dadas pela
divindade.
02) Leia o trecho da Carta a Meneceu:"Nenhum jovem deve demorar a filosofar, e nenhum velho deve parar de filosofar, pois nunca é cedo demais nem tarde demais para a saúde da alma. Afirmar que a hora de filosofar ainda não chegou ou já passou é a mesma coisa que dizer que a hora ainda não chegou ou já passou; devemos, portanto, filosofar na juventude e na velhice para que enquanto envelhecemos continuemos a ser jovens nas boas coisas mediante a agradável recordação do passado, e para que ainda jovens sejamos ao mesmo tempo velhos, graças ao destemor diante do porvir. Devemos então meditar sobre tudo..." (Epicuro Carta de Epicuro a Menoiceus). Para Epicuro, como se expressa na Carta a Meneceu, o objetivo da filosofia é:
a) A felicidade do homem.
b) A imparcialidade diante das decisões tomadas pelos homens.
c) O gozo imoderado dos prazeres mundanos.
d) Estabelecer, refutar e defender argumentos tirados da bíblia.
ÉTICA CRISTÃ
03) São características da ética cristã, EXCETO:
a) O comportamento do ser humano deve ser regulado por Deus.
b) Submissão a vontade de Deus para a salvação da alma.
c) O ser humano é totalmente dependente de Deus.
d) Exercício da capacidade racional como determinação para a ação.
04) Na obra À ética protestante e o espírito do capitalismo, o sociólogo
Max Weber analisa a influência de um tipo de comportamento religioso no
desenvolvimento do capitalismo moderno. O autor destaca a relação particular
entre a “ética protestante” e a questão do “trabalho” para mostrar, por
exemplo, que: I) o trabalho deve ser encarado como “um dever” (vocação) e não
como “uma obrigação”; e II) “o aumento de salário não significa aumento da
produção”. Com base no enunciado e afirmações acima é CORRETO afirmar:
a) O surgimento do moderno capitalismo surgiu de modo acidental.
b) A suposta correlação entre aumento de salário e maior produtividade
do trabalho nunca pode ser comprovada.
c) O modo protestante de encarar o trabalho debilitou a expansão da
produção econômica nos países de maioria protestante.
d) O protestantismo foi considerado como uma teologia da prosperidade,
contribuindo para a ascensão da burguesia e o desenvolvimento do capitalismo.
HUMANISMO
05) Erich Fromm menciona dois tipos de autoridade: I) Autoridade racional: fundada na competência e se alicerça na igualdade entre as partes. As pessoas só são distintas em grau de conhecimento. II) Autoridade irracional: sua fonte é o poder sobre as pessoas e cujas bases são o medo e o poder, ou seja, na diferença de valor, na desigualdade entre as partes. Qual dos dois tipos de autoridade é compatível com a Ética Humanista?
a) I e II;
b) Apenas II;
c) Apenas I;
d) Nenhuma delas é compatível.
06) A Ética Humanista representa a rejeição e o afastamento dos dogmas religiosos e a valorização do ser humano e da racionalidade como uma autoridade para a ação. Neste sentido, é possível afirmar que a Ética Humanista retoma:
a) Os elementos da cultura persa.
b) Os elementos da cultura clássica, grega e romana.
c) Os fundamentos teológicos dos heréticos.
d) As estruturas do pensamento de Buda.
KANT
07) Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele
próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu
entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado
dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas
na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem.
Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do
esclarecimento. A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão
grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma
condição estranha, continuem, no entanto, de bom grado menores durante toda a
vida. KANT, I. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? Petrópolis: Vozes,
1985 (adaptado). (Enem 2012) Kant destaca no texto o conceito de
Esclarecimento, fundamental para a compreensão do contexto filosófico da
Modernidade. Esclarecimento, no sentido empregado por Kant, representa:
a) A reivindicação de autonomia da capacidade racional como expressão da
maioridade.
b) O exercício da racionalidade como pressuposto menor diante das
verdades eternas.
c) A imposição de verdades matemáticas, com caráter objetivo, de forma
heterônoma.
d) A compreensão de verdades religiosas que libertam o homem da falta de
entendimento.
08) Para que uma ação tenha valor moral, de acordo com Kant, é necessário que:
a) Seja contrária ao dever.
b) Seja praticada por dever.
c) Seja praticada por respeito aos dogmas religiosos.
d) Seja praticada tendo em vista um bem individual.
09) Leia os dois textos abaixo e responda o que se pede. Texto 01:
Éticas consequencialistas - teorias morais segundo as quais as ações são
corretas ou incorretas em função das suas possíveis consequências ou
resultados. Exemplo: romper uma promessa será correto ou incorreto, dependendo
das consequências boas ou más que resultem da ação. O utilitarismo é a forma
mais conhecida de consequencialismo. Texto 02: Éticas deontológicas -
teorias morais segundo as quais certas ações devem ou não devem ser realizadas,
independentemente das consequências que resultem da sua realização ou não
realização. As éticas deontológicas opõem-se ao consequencialismo porque
consideram que existem atos que são corretos ou incorretos em si mesmos.
Exemplo: romper uma promessa é sempre incorreto, independentemente das
consequências boas ou más que possam resultar da ação. O texto 01 e 02
se referem respectivamente aos seguintes pensadores:
a) Stuat Mill e Sócrates
b) Sócrates e Merleau Ponty
c) Stuart Mill e Kant
d) Kant e Sócrates
e) Nenhum dos pensadores acima.
10) O dever, longe de ser uma imposição externa feita à nossa vontade e
nossa consciência, é a expressão de nossa liberdade, isto é, da presença da lei
moral em nós (...). Obedecer ao dever é obedecer a si mesmo como ser racional
que dá a si mesmo a lei moral. A concepção de liberdade e dever descrita acima
refere-se à filosofia moral de:
a) Sade.
b) Nietzsche
c) Kant
d) Mill
11) Com base na noção de imperativo categórico, Kant sugeriu que a
máxima sobre a qual uma ação é baseada, e não a ação individual em si mesma, é
a chave para determinar se uma ação é moralmente boa. Tendo em vista a
filosofia moral kantiana, assinale a alternativa correta.
a) As decisões morais devem ser tomadas com base nas regras produzidas
pela cultura na qual o agente está inserido, deixando-se de lado suas
tendências individuais.
b) A filosofia moral de Kant propõe que o tratamento das pessoas como
meio para a aquisição de algum benefício é mais vantajoso que o tratamento das
pessoas como um fim em si mesmas.
c) Conforme a ética kantiana, o valor moral de uma ação deve ser
determinado pelos dogmas religiosos.
d) De acordo com Kant, as ações virtuosas são aquelas praticadas por
dever, o que significa agir pela razão. Com isso, Kant procura limitar a
discussão acerca do caráter moral das ações e de seus motivos ou intenções.
12) O imperativo pretende garantir: I. a moralidade do agir. II. a
autonomia do agir. III. a heteronomia do agir. Está(ão) correta(s) a(s)
alternativa(s):
a) I apenas.
b) II apenas.
c) III apenas.
d) I e II apenas.
EXISTENCIALISMO
13) Movimento filosófico inaugurado por Husserl e desenvolvido por seus
seguidores, como Martin Heidegger. Seu lema é: “De volta às coisas mesmas”, o
que significa que busca a superação da oposição realismo x idealismo, sujeito x
objeto, consciência x mundo. Para este movimento, toda consciência é
consciência de alguma coisa.
a) Fenomenologia
b) Materialismo
c) Idealismo
d) Racionalismo
14) De acordo com Heidegger, o Ser humano é diferente pois está sujeito
à facticidade e à transcendência. Isso significa que:
a) Heidegger entende que somos no mundo. Porém, cabe a nós imprimir
sentido às nossas ações.
b) Heidegger considera que, assim como os objetos, não somos livres.
c) Heidegger entende que somos movidos unicamente pelas circunstâncias
dadas no mundo.
d) Heidegger entende que somos seres lançados no mundo e que o sentido
já vem pré-estabelecido.
15) Leia com atenção a citação do filósofo existencialista Jean-Paul
Sartre:[...] o existencialismo afirma é que o covarde se faz covarde, que o
herói se faz herói; existe sempre, para ocovarde, uma possibilidade de não mais
ser covarde, e para o herói, de deixar de o ser. SARTRE, Jean-Paul. O
existencialismo é um humanismo. A imaginação: Questão de método. Seleção de
textos de José Américo Motta Pessanha. Tradução de Rita Correira Guedes, Luiz
Roberto Salinas Forte, Bento Prado Júnior. 3. ed. São Paulo: Nova Cultural,
1987. p. 14. De acordo com o texto anterior, o homem é:
a) Fruto da sociedade e não pode fugir das limitações naturais dadas por
ela, uma vez que é político por natureza.
b) Livre de qualquer determinação, seja de ordem natural ou cultural,
pois, apesar de existirem forças contrárias, o homem é capaz de superar tais
limites em um movimento de autoconstrução.
c) Absolutamente livre, uma vez que ele é o único responsável pelo que faz
de si mesmo, tendo em mente que sua vida é resultado de fatores externos e
internos.
ÉTICA CRISTÃ
16) Leia o texto a seguir: “Perguntando se o livre-arbítrio vem de Deus,
conclui que sim, sendo que quando se age mal é porque se fez a escolha errada.
Santo Agostinho procura assim dar conta da relação entre a natureza humana
criada por Deus, a vontade livre que Deus deu ao homem e a possibilidade do
homem escolher entre fazer o bem e o mal. Sem a vontade livre o ser humano não
seria responsável por seus atos”. (MARCONDES, Danilo. Textos básicos de ética.
RJ: Zahar, 2007. p.53- 54. Adaptado). Segundo o texto acima, para Santo
Agostinho, é fundamental que os homens tenham livre-arbítrio, para que Deus
não:
a) Dê possibilidade de escolha para o homem.
b) Permita ao homem buscar o mal mundano
c) Seja o determinador da natureza humana
d) Seja responsável pelo livre-arbítrio humano
e) Seja o responsável pelo mal no mundo
GABARITO
01) A
02) A
03) D
04) D
05) C
06) B
07) A
08) B
09) C
10) C
11) D
12) D
13) A
14) A
15) B
16) E
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