01) "Ética (ethos,
"costume"): parte da Filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito
das noções e princípios que fundamentam a vida moral" (ARANHA, Maria L. de
Arruda. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003).
De acordo com Aranha, sobre os conceitos de ética e moral é INCORRETO afirmar que:
a) A moral se refere às
regras de comportamento aceitas em determinada época, sendo o sujeito moral
aquele que age bem ou mal, na medida em que ataca ou transgride as regras
morais.
b) Apesar de serem usados
como sinônimos, os conceitos de moral e ética são diferentes.
c) A ética se preocupa com a
reflexão sobre os princípios e noções que alicerçam a vida moral.
d) A ética também é
conhecida como filosofia moral.
e) Os conceitos de moral e
ética dizem respeito à mesma ideia, pois não apresentam nenhuma diferença.
02) (TG-DOXA) Leia os dois
textos abaixo e responda o que se pede.
Texto 01: Éticas consequencialistas - teorias
morais segundo as quais as ações são corretas ou incorretas em função das suas
possíveis consequências ou resultados. Exemplo: romper uma promessa será
correto ou incorreto, dependendo das consequências boas ou más que resultem da
ação. O utilitarismo é a forma mais conhecida de consequencialismo.
Texto 02: Éticas deontológicas - teorias
morais segundo as quais certas ações devem ou não devem ser realizadas,
independentemente das consequências que resultem da sua realização ou não
realização. As éticas deontológicas opõem-se ao consequencialismo porque consideram
que existem atos que são corretos ou incorretos em si mesmos. Exemplo: romper
uma promessa é sempre incorreto, independentemente das consequências boas ou
más que possam resultar da ação.
O texto 01 e 02
se referem respectivamente aos seguintes pensadores:
a) Stuat Mill e Sócrates
b) Sócrates e Merleau Ponty
c) Stuart Mill e Kant
d) Kant e
Sócrates
e) Nenhum dos
pensadores acima.
03) Depois de um
período de tempo em que ouviu a palavra dos últimos naturalistas, mas sem se
considerar de modo algum satisfeito [...] Sócrates concentrou definitivamente o
seu interesse o seu interesse na problemática do homem. Procurando resolver os
problemas do "princípio" e da physis, os naturalistas se
contradisseram a ponto de sustentar tudo e o contrário de tudo (o ser é uno, o
ser é múltiplo; nada se move, tudo se move; nada se gera nem se destrói, tudo
se gera e se destrói), o que significa que se propuseram problemas insolúveis
para o homem. Consequentemente, ele se concentrou no homem. Assim, acerca da
essência do homem, Sócrates afirma: o homem é a sua alma, enquanto é
precisamente sua alma que o distingue especificamente de qualquer outra coisa.
Desse modo, assinale a alternativa que expressa qual o significado da afirmação
socrática em relação a essência do homem.
a) Por
"alma" Sócrates entende o Eu consciente como sendo a sede da
personalidade intelectual e moral.
b) Por
"alma" Sócrates entende o corpo humano como a sede das paixões
contraditórias e perturbadoras da busca ao conhecimento.
c) Por
"alma" Sócrates entende a estrutura sensorial que capacita ao homem
conhecer o mundo em sua essência.
d) Nenhuma das
alternativas acima.
e) Todas as
alternativas acima estão corretas.
04) Felicidade é
o tema do Livro I da "Ética a Nicômaco", de Aristóteles. Segundo o
filósofo, a felicidade é um bem supremo para o qual todas as ações dos homens
tendem; a felicidade é a causa final do ser humano. Porém, ela é atingida
quando está de acordo com a atividade racional que o conduzirá para a prática
da virtude. Para Aristóteles, a virtude consiste na:
a) Prática do
amor.
b) Relação de
amizade.
c) Vontade
obsessiva.
d) Sensação de
prazer.
e) Justa medida
ou equilíbrio.
05) (UFU 2012)
Leia o excerto abaixo e assinale a alternativa que relaciona corretamente duas
das principais máximas do existencialismo de Jean-Paul Sartre, a saber:
“a existência precede a essência” e “estamos condenados a ser
livres”
Com efeito, se a
existência precede a essência, nada poderá jamais ser explicado por referência
a uma natureza humana dada e definitiva; ou seja, não existe determinismo, o
homem é livre, o homem é liberdade. Por outro lado, se Deus não existe, não
encontramos já prontos, valores ou ordens que possam legitimar a nossa conduta.
[…] Estamos condenados a ser livres. Estamos sós, sem desculpas. É o que posso
expressar dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado, porque não
se criou a si mesmo, e como, no entanto, é livre, uma vez que foi lançado no
mundo, é responsável por tudo o que faz. SARTRE, Jean-Paul. O Existencialismo é
um Humanismo. 3ª. ed. S. Paulo: Nova Cultural, 1987.
a) Se a essência
do homem, para Sartre, é a liberdade, então jamais o homem pode ser, em sua
existência, condenado a ser livre, o que seria, na verdade, uma contradição.
b) A liberdade,
em Sartre, determina a essência da natureza humana que, concebida por Deus,
precede necessariamente a sua existência.
c) Para Sartre,
a liberdade é a escolha incondicional, à qual o homem, como existência já
lançada no mundo, está condenado, e pela qual projeta o seu ser ou a sua
essência.
d) O
Existencialismo é, para Sartre, um Humanismo, porque a existência do homem
depende da essência de sua natureza humana, que a precede e que é a liberdade.
e) Todas as
alternativas acima estão corretas.
Na década de 1960, a proposição de Simone de Beauvoir
contribuiu para estruturar um movimento social que teve como marca o(a): (0,5)
a) Ação do Poder Judiciário para criminalizar a violência
sexual.
b) Pressão do Poder Legislativo para impedir a dupla
jornada de trabalho.
c) Organização de protestos públicos para garantir a
igualdade de gênero.
d) Oposição de grupos religiosos para impedir os casamentos
homoafetivos.
e) Estabelecimento de políticas governamentais para
promover ações afirmativas.
07) (UFU 1/1999)
Segundo Jean Paul Sartre, filósofo existencialista contemporâneo, liberdade é:
(0,5)
I- Escolha
incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo.
II- Aceitar o
que a existência determina como caminho para a vida do homem.
III- sempre uma
decisão livre, por mais que se julgue estar sob o poder de forças externas.
IV- Estarmos
condenados a ela, pois é a liberdade que define a humanidade dos humanos.
Assinale:
a) Se apenas I e
IV estiverem corretas.
b) Se apenas II
e III estiverem corretas.
c) Se apenas I,
II e IV estiverem corretas.
d) Se apenas III
e IV estiverem corretas.
e) Se apenas I,
III e IV estiverem corretas.
08) Juízo de
valor são normativos e se referem ao que algo deve ser. Como devem ser os bons
sentimentos, as boas intenções, as boas ações, os nossos comportamentos
decisões, etc. (Adaptado – CHAUI). Neste caso, os juízos de valor não tratam de
objetos materiais, mas sim de questões relacionadas às ações humanas, ou seja,
a questões morais e éticas. São reflexões acerca de como deve ser o bem
proceder das pessoas. Mas eles não se limitam às questões do comportamento
humano, pois podem referir-se também a objetos materiais, no entanto, o juízo
tem um caráter diferente. São juízos de valor, EXCETO:
a) A lua é bela.
b) Discussões
são ruins.
c) Os ricos são
medíocres.
d) Os políticos
são corruptos.
e) A água do mar
é salgada.
09) A
felicidade, para Aristóteles, não corresponde à busca de riquezas, de
honrarias, pois estas são apenas "meios". É, antes, fruto da busca do
bem perfeito, desejado por si mesmo e não como meio, que torna o ser humano
"autossuficiente". A palavra "felicidade" como meio para
alcançar o Fim que desejamos por si mesmo é traduzida na filosofia aristotélica
por:
a) Eudaimonia.
b) Experdise.
c) Eugenia.
d) Maiêutica.
e) Nenhuma das
opções acima.
10) Ao
estudarmos sobre os VALORES vimos que diante de pessoas, coisas e situações,
estamos constantemente fazendo avaliações. Mostre conhecimento relacionando as
colunas.
(1) Juízo de Fato (2) Juízo de valor
(__) Aquilo que
se pensa. Esta caneta é bonita.
(__) As aulas de
filosofia são melhores que as de matemática.
(__) É aquilo
que é o concreto. Ex: esta caneta é preta.
(__) É bom ter
livros em casa para ser inteligente.
a) 2, 2, 1, 2
b) 2, 1, 2, 1
c) 1, 1, 1, 1
d) 1, 2, 2, 2
e) 2, 2, 2, 2
GABARITO
01 - E
02 - C
03 - A
04 - E
05 - C
06 - C
07 - E
08 - E
09 - A
10 - A
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