01) "Moral (mos, moris,
"costume"): conjunto de normas livres e conscientemente adotadas que
visam a organizar as relações das pessoas na sociedade, tendo em vista o bem e
o mal; conjunto dos costumes e valores de uma sociedade, com caráter normativo
(regras do comportamento das pessoas em grupo)". (ARANHA, Maria L. de
Arruda. Filosofando: Introdução à filosofia. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2003).
Sobre a moral, é CORRETO afirmar
que:
a) O estudo da moral deixa
de ser uma questão de cunho filosófico passando a ser objeto de estudo da
teologia.
b) A moral não estabelece
regras para a vivência em sociedade.
c) A moral se reduz a um
conjunto de normas, regras e valores que são adquiridas através da herança e
recebidas pela tradição.
d) Através da reflexão
crítica, o sujeito tende a colocar a moral e os valores vigentes em questão,
questionando-os e criticando-os.
e) Todas as alternativas
acima estão erradas
02) A teoria
Ética de Kant e Stuart Mill são respectivamente:
a) Consequencialista
e Deontológica
b) Relativista e
Moralista
c) Deontológica
e Consequencialista
d) Teleológica e
Histórica
e) Moral e Ética
03) Como a alma,
para Platão, a cidade também pode ser considerada um todo composto de três
partes. Essas partes são as três grandes classes sociais que Platão reconhece:
o povo (classe produtora), os vigilantes (militares) e os filósofos
(governantes).
A forma de
determinar a classe a que pertenceriam os cidadãos seria através da: (0,5)
a) Força.
b)
Nacionalidade.
c) Situação
econômica.
d) Origem
familiar.
e) Educação.
04) Como podemos
interpretar a seguinte citação de Aristóteles: “O bem é aquilo a que todas as
coisas tendem”? (Aristóteles. Ética a Nicômaco. São Paulo: Abril Cultural, 1973
(Col. Os Pensadores. p.249).
a) Na “Ética a
Nicômaco”, a finalidade será identificada com o “bem”, ou seja, dizer que todas
as ações tendem a um fim é o mesmo que dizer que todas as coisas tendem a um
bem.
b) Na “Ética a
Nicômaco”, a finalidade será identificada com o “prazer”, ou seja, dizer que
todas as ações tendem a um fim é o mesmo que dizer que devemos buscar uma vida
de satisfação dos impulsos.
c) Na “Ética a
Nicômaco”, a finalidade será identificada com a “honra”, ou seja, dizer que
todas as ações tendem a um fim é o mesmo que dizer que é preciso realizar
grandes feitos para ser reconhecido e isso é a verdadeira felicidade.
d) Na “Ética a
Nicômaco”, a finalidade será identificada com a “riqueza”, ou seja, dizer que
todas as ações tendem a um fim é o mesmo que dizer que é preciso acumular a
maior quantidade de dinheiro possível, pois só assim é possível prevenir-se da
pobreza.
05) “Nascer é,
simultaneamente, nascer do mundo e nascer para o mundo. Sob o primeiro aspecto,
o mundo já está constituído e somos solicitados por ele. Sob o segundo aspecto,
o mundo não está inteiramente constituído e estamos abertos a uma infinidade de
possíveis. Existimos, porém, sob os dois aspectos ao mesmo tempo. Não há, pois,
necessidade absoluta nem escolha absoluta, jamais sou como uma coisa e jamais
uma pura consciência [...]. Há um campo de liberdade e uma ‛liberdade
condicionada’, porque tenho possibilidades próximas e distantes [...]. A
escolha de vida que fazemos tem sempre lugar sobre a base de situações dadas e
possibilidades abertas. Minha liberdade pode desviar minha vida do sentido
espontâneo que teria, mas o faz deslizando sobre este sentido, esposando-o
inicialmente para depois afastar-se dele, e não por uma criação absoluta”
(MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. In: CHAUÍ, M. Convite à
filosofia. São Paulo: Ática, 2011. 14.ª ed., p. 421).
Conforme a
citação acima, é correto afirmar que a liberdade:
a) Identifica-se
com o determinismo
b) Não depende
de um campo de possibilidades concretas.
c) Está
relacionada apenas ao mundo físico.
d) É a única
verdade espírito humano.
e) É absoluta e
incorruptível.
06) (TG-DOXA) Na história
do Anel de Giges podemos perceber a ligação entre a violência e a vergonha. O
rei Candaules, não satisfeito com a secreta intimidade de seu casamento, se
vangloria para Giges e o manda se esconder e observar sua esposa nua em seu
quarto. Mesmo a princípio, contra a vontade, ele se esconde no quarto da rainha
e ela o descobre. Assim ela exige que Giges se mate ou mate o rei. Sabemos o
final deste enredo, ele decide pela segunda opção e casa-se com a rainha,
tornando-se rei. Podemos fazer uma analogia de uma história freudiana a
respeito de um homem que determinado pela revelação do oráculo tenta fugir de
seu destino (determinismo), mas os caminhos o levam ao cumprimento da profecia que era matar o
próprio pai e casar-se com sua mãe. Qual o nome deste personagem da trama
freudiana?
a) Zenão de
Eleia
b) Édipo
c) Freud
d) Giges
e) Nenhuma das
opções acima.
07) (ENEM 2015) Ninguém
nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico
define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da
civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado
que qualificam o feminino. BEAUVOIR, 5 O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira. 1980.
Na década de
1960, a proposição de Simone de Beauvoir contribuiu para estruturar um
movimento social que teve como marca o(a): (0,5)
a) Ação do Poder
Judiciário para criminalizar a violência sexual.
b) Pressão do
Poder Legislativo para impedir a dupla jornada de trabalho.
c) Organização
de protestos públicos para garantir a igualdade de gênero.
d) Oposição de
grupos religiosos para impedir os casamentos homoafetivos.
e)
Estabelecimento de políticas governamentais para promover ações afirmativas.
08) Juízo de
fato são aqueles que dizem que algo é ou existe, e que dizem o que as coisas
são, como são e por que são (CHAUI). Em outras palavras, juízos de fato são
proposições que formamos com base no material da realidade, ou seja, coisas que
julgamos a respeito do que está posto ao nosso redor, das coisas que existem,
dos objetos materiais. Todas as alternativas abaixo são juízos de fato, EXCETO: (0,5)
a) Hidrogênio é
um elemento químico.
b) O revólver é
uma arma.
c) A panela é um
utensílio doméstico.
d) O caderno tem
folhas de papel
e) A água da
cachoeira é melhor que a da praia.
09) (TG-DOXA) O senso
moral e a consciência moral estão ligados e entram na questão da ética. Eles se
referem aos valores de cada indivíduo. A justiça, a honra, o sacrifício e a
bondade. Tem a ver com a consciência de cada um, com o fato de poder deitar e
dormir o sono dos justos.
Marque (1) para
SENSO MORAL e (2) para CONSCIÊNCIA MORAL e assinale a alternativa correta
abaixo. (0,5)
(__) O
sentimento de solidariedade e de piedade com o próximo, a necessidade de ajudar
os que precisam.
(__) Maneira
como avaliamos nossa situação e a de nossos semelhantes segundo ideias como as
de justiça e injustiça..
(__) Caracteriza
o sentimento que condiz com a moralidade, de acordo com os valores morais.
(__) É o que as
pessoas decidem fazer, a justificativa que elas dão para si próprias e para os
outros sobre o porquê de seus atos.
(__) É também
arcar com todas as consequências, pois cada pessoa é responsável por aquilo que
faz.
a) 1, 1, 1, 2, 2
b) 1, 1, 2, 2, 2
c) 2, 2, 2, 1, 1
d) 2, 1, 1, 2, 2
e) 1, 1, 1, 1, 1
10) "Uma
lenda antiga conta-nos a história de Giges, um pastor pobre que encontrou um
anel numa fissura aberta por um terremoto. Giges descobriu que ficava invisível
quando girava o anel no seu dedo. Isto permitia-lhe fazer aquilo com que as
outras pessoas podem apenas sonhar: ele podia ir onde quisesse e fazer o que
lhe apetecesse sem medo de ser descoberto. Usou o poder do anel para
enriquecer, tirar o que queria e matar quem se metesse no seu caminho. Acabou
por invadir o palácio real, onde seduziu a rainha, assassinou o rei e se
apoderou o trono. Tornou-se rei de todo o território.
Gláucon conta
esta história no Livro II da República de Platão. Apesar da natureza fantasiosa
da narrativa, Giges foi uma pessoa real, um rei da Lídia. Heródoto também
explica como Giges conquistou o poder. Segundo Heródoto, Giges começou por ser
um servo do Rei Candaules, «um homem que estava apaixonado pela própria
mulher». (Aparentemente, Heródoto considerava isto invulgar.) Certo dia estava
a gabar-se da beleza da sua mulher perante Giges, e para provar que tinha razão
decidiu que Giges deveria vê-la nua. Giges opôs-se, mas o Rei ordenou-lhe que
se escondesse no quarto da Rainha e que a visse despir-se. Giges obedeceu
relutantemente. Como seria de esperar, a rainha apanhou-o e disse-lhe que seria
condenado à morte pela sua impertinência, a não ser que matasse Candaules e
casasse com ela, caso em que não haveria mal em tê-la visto nua, já que seria o
seu marido. Por isso, como na versão que Gláucon nos dá da história, Giges
assassinou Candaules e tornou-se rei”. James Rachels (2009) Problemas da
Filosofia. Trad. de Pedro Galvão. Lisboa: Gradiva, pp. 259-261.
De acordo com o
texto acima, marque as respostas corretas e assinale ao final o número
correspondente à soma das alternativas corretas.
(02) O papel da
invisibilidade na visão do mito do Anel de Giges é que nos permite tomar
atitudes que não tomaríamos na frente de outras pessoas.
(04) Gláucon
conta a história de Giges para dar um exemplo de como o comportamento imoral
por vezes pode ser vantajoso para o agente.
(08) Se Giges
tivesse permanecido virtuoso, teria continuado pobre. Ao infringir as regras
morais, tornou-se rico e poderoso.
(16) Giges é um
exemplo de que a vida não está determinada e que podemos tomar algumas decisões
por nossa conta e liberdade.
Marque a
alternativa que contenha a soma das questões corretas:
a) 18 b) 20 c)
22 d) 30 e) 24
11) (TG-DOXA) PRODUÇÃO DE TEXTO - Abaixo você encontrará as
competências que serão avaliadas como critérios para a composição da nota desta
questão. Tais competências são as que o ENEM utiliza para avaliar as suas
redações. A saber: 1
– Domínio da norma padrão da língua escrita; 2
– Compreensão da proposta; 3 – Capacidade de organizar e relacionar
informações; 4 – Construção da argumentação; 5 – Elaborar proposta de
intervenção ao problema exposto.
Tema: ÉTICA: são valores e princípios morais
de uma sociedade e seus grupos. Busca fundamentar as ações morais
exclusivamente pela razão. Vale lembrar que cada sociedade e casa grupo possuem
seus próprios códigos de ética. Motta (1984) defini como um “conjunto de
valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na
sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja,
Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
Pode-se dizer
também que a Ética são valores que definem o que:
• QUERO • POSSO •
DEVO
Porque nem tudo
que eu quero eu posso, nem tudo que eu posso eu devo e nem tudo que eu devo eu
quero! Antiético
poderia ser definido como aqueles atos ou pessoas que fazem coisas que não são
benéficas ao grupo, à sociedade.
Escreva
um texto de no mínimo 15 e no máximo 20 linhas. Dê um título à sua produção.
GABARITO
01 - D
02 - C
03 - E
04 - A
05 - A
06 - B
07 - C
08 - E
09 - A
10 - D
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